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6 dicas para estimular a criatividade

criatividade 6 dicas para estimular a criatividade

Criatividade:

“Inteligência e talento, natos ou adquiridos, para criar, inventar, inovar, quer no campo artístico, quer no científico, esportivo, etc…”

Já foi provado que criatividade não é algo que apenas nasce com as pessoas, como um fator genético. Apesar de alguns indivíduos já portarem tais características desde muito novos, a criatividade é uma habilidade que pode ser aperfeiçoada, refinada e estimulada. Inclusive, os mais ousados dizem que em um futuro próximo não haverá mais espaço para empresas que não têm culturas de criatividade e inovação.
É possível fazer alguns treinamentos para afinar o cérebro, atividade fundamental para alguém que depende de criações no trabalho, caso das Agências de Marketing  Digital, como nós da Agência WEBI!

SOBRE A DATA

Em comemoração ao Dia da Criatividade, celebrado em 17 de Novembro, batemos um papo com os nossos Designers sobre como funciona para eles esse processo criativo! Perguntamos como eles fazem para evitar o bloqueio criativo, como se inspiram e como buscam energia além da caneca de café diariamente.

DEPOIMENTOS

Para Muriel Penha, um dos nossos designers, “o clipe de Up&Up da banda Coldplay é uma das minhas principais fontes de inspirações, o clipe é cheio de manipulações de imagens e surrealismo, um prato cheio para despertar a criatividade e se jogar na imaginação.”

A Jéssica, nossa outra designer, deu o seguinte depoimento: “qual modo mais gostoso e divertido de despertar a criatividade do que mergulhando no mundo da magia de Harry Potter? A saga literária de Harry Potter é o que mais desperta a minha imaginação nos momentos de bloqueio criativo”.

6 DICAS PARA ESTIMULAR A CRIATIVIDADE

Nossa equipe de designers busca inspiração nessas referências, funciona bem para eles! Mas isso pode não valer como uma regra geral. Procure se conhecer mais, ver o que melhor funciona com você! Para te ajudar a despertar o melhor do seu potencial criativo, temos 6  dicas para te guiar:

1) Esteja sempre atento e disposto a tudo que surgir de novo, independente da área em que você atua. Acontecimentos corriqueiros e também aqueles mais inesperados podem ser o gatilho que sua mente aguardava para te entregar algo novo. Analise as formas diferentes de como lidar e falar sobre os diferentes assuntos, se a linguagem pode ser bem humorada, se deve ser séria, enfim.

2) Escreva palavras, livremente, gerais, sem conexão aparente – isso não importa agora – que remetam ao assunto que você deseja tratar, à impressão que você quer passar, ao tipo de mensagem que você deseja passar, seja uma comunicação por escrito, oral, visual… Esse brainstorm de ideias desconexas vai facilitar você construir conexões mentais entre aquelas palavras e significados, facilitando a busca pelo “onde quero chegar”. Nesse momento inicial aproveite para refletir um pouco sobre a causa, sobre o trabalho, sobre o que você precisa para iniciar, faça consideração das hipóteses e escolha dos caminhos que vai seguir. Isso funciona como um planejamento informal do que será entregue, o que traz mais rapidamente a solução ideal para seu problema.

3) Observe bastante, ouça novas músicas, assista novos filmes, desenhos animados, leia diferentes livros e textos, veja muitas imagens antes de criar, ganhe novas perspectivas!

4) Sempre que estiver tenso ou com a cabeça cheia, procure sair do local e espaireça por alguns minutos. Vá até a rua e caminhe um pouco para divagar, mudar o foco, dar uma arejada na mente. Crie um ritual, relaxe e deixe a mente limpa.

5) Olhe materiais mais antigos que ganharam prêmios, servem como referência na sua questão. Porém não se prenda a isso! Nunca fique focado em uma única ideia, se ela não resolveu a sua questão, ao menos ajudou. Guarde o que aprendeu com ela e passe pra frente, rumo à próxima etapa

6) Quebre as regras. Não tenha medo de errar. Durma bastante. Faça listas sobre as coisas que precisa desenvolver. Peça a opinião dos outros durante o processo!

Agora é com você! Como você vai estimular a criatividade na sua vida, na sua empresa, no seu dia a dia? Aproveite essa data comemorativa como um marco para uma melhor gestão e aplicação da sua criatividade! Os resultados vêm mais rápido do que o esperado icon wink 6 dicas para estimular a criatividade

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Agência WEBI é parceira gold da Resultados Digitais

Banner WEBI Agência WEBI é parceira gold da Resultados Digitais

A Agência WEBI, especialista em marketing digital, está em constante aperfeiçoamento para oferecer serviços cada vez mais completos para seus clientes. Observando isso, estabeleceu no segundo semestre de 2015 uma parceria com a Resultados Digitais e há poucas semanas se tornou parceira GOLD da empresa, que é uma das grandes referências nacionais em Inbound Marketing.

Com isso, a WEBI passa a contar com uma série de benefícios, como treinamentos e acesso a conteúdos exclusivos, para otimizar ainda mais o uso da ferramenta RD Station e atingir os melhores resultados para os clientes da agência.

Para Rodrigo Maciel, diretor executivo da WEBI, a parceria gold com a Resultados Digitais é uma prova do empenho em seguir agregando valores aos projetos de MKT Digital. “Com os anos de experiência que temos no mercado e os serviços e suporte da RD vamos conseguir ainda mais resultados para nossos clientes, que são o grande foco dos nossos esforços”.

MELHOR VENDEDOR INBOUND DO BRASIL

A parceria rendeu outros frutos recentemente. Além da parceria gold, a Agência WEBI alcançou o status em junho de Melhor Vendedor Inbound do Brasil, entre centenas de parceiros.

“Essas conquistas refletem nossa dedicação e investimento em aprimorar processos e tornar o trabalho de marketing digital um verdadeiro aliado para as marcas que buscam mais resultados e consolidação de presença na internet”, finaliza Rodrigo Maciel.

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Conheça as quatro etapas da jornada de compra no Inbound Marketing

entenda jornada de compra online Interna Conheça as quatro etapas da jornada de compra no Inbound Marketing

Você é dono de uma empresa e está acostumado a reproduzir os mesmos processos, ano após ano. E como em toda empresa, papéis se acumulam, arquivos se amontoam e você acha que é assim mesmo, afinal, empresas acumulam papel e não há o que fazer.

Um belo dia, passeando pelas redes sociais, você visualiza um anúncio de uma empresa que trabalha exatamente com soluções para arquivos, como guarda física e organização. Começa então a famosa jornada de compra no Inbound Marketing.

Com ótimo ROI (Retorno Sobre o Investimento) para quem anuncia e comprovada efetividade frente ao público-alvo, trata-se basicamente de nutrir esses clientes em potencial com os conteúdos certos na hora certa.

E é justamente essa jornada de compra que é preciso ficar clara para que sua ação de Inbound Marketing seja bem sucedida. Vamos à elas:

APRENDIZADO E DESCOBERTA
Aqui seu público-alvo ainda não percebe que tem um problema e que precisa de uma solução. É ai que você precisa começar a subsidiá-lo, via blog e postagens em redes sociais, com textos do tipo ‘Como organizar documentos de forma prática’, ‘3 dicas para se relacionar melhor com seus arquivos’ e por ai vai. Com esse tipo de conteúdo a tendência é ele começar a abrir a mente para as possibilidades e vantagens de obter a solução que você está oferecendo.

RECONHECIMENTO DO PROBLEMA
Nutrido de forma suficiente com materiais de chamado ‘topo de funil’, mais abrangentes e genéricos, esse visitante começa a se interessar pelos assunto que sua empresa está propondo e é ai que ele precisa virar um lead. Aqui é a hora de trazê-lo para dentro de suas estratégias mais específicas, com iscas digitais. Materiais ricos como eBook, landing pages para captura de dados básicos como nome e email são imprescindíveis para dar o próximo passo e colocar esse cliente em fluxos de nutrição específicos, tendo em vistas os assunto para os quais ele mais interagiu.

CONSIDERANDO AS SOLUÇÕES
Aqui o já lead entendeu que existem soluções, reconheceu que tem um problema e continua a jornada de compra iniciando as considerações sobre as soluções possíveis. Nesta etapa casa bem materiais como “Veja o que levar em conta na hora de terceirizar a organização de arquivos da sua empresa’, por exemplo. É preciso controlar a vontade de pular etapas e já se apresentar como uma solução. Antes disso, ele precisa ver que sua empresa está, efetivamente, interessada em indicar as melhores opções para ele. Ebook e outros materiais ricos seguem valendo muito a pena nesta etapa, na anterior e até o fim da jornada.

APRESENTANDO AS OPÇÕES
Agora sim, com o lead devidamente nutrido, com suas grandes objeções superadas e devidamente ‘educado’, ele está pronto para analisar as opções do mercado. É nesta hora que é preciso ter sincronia com a equipe de vendas, produzir materiais de ‘fundo de funil’ do tipo ‘5 motivos para escolher a empresa X para cuidar dos documentos da sua empresa’ ou até ações promocionais e diretas, como landing pages com descontos, por exemplo.

Prepare a equipe de vendas com os dados do cliente, os assunto que mais despertaram sua atenção e com os quais ele mais interagiu e parta para a conversão do lead em cliente. Não perca tempo, pois se a jornada de compra foi cumprida este lead já está pronto para comprar e você não que ter todo o trabalho para que um concorrente feche em seu lugar.

Compreendida a jornada de compra, é hora de elaborar uma boa estratégia de Inbound Marketing e partir para a ação. Contar com especialistas em marketing digital é sempre uma boa ideia para ser preciso em suas ações e ampliar suas conversões. Para saber mais sobre o assunto você pode ler também o post Conheça o Inbound Marketing: uma nova abordagem para um novo consumidor’.

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Marketing de conteúdo: 10 dicas para gerar um material matador

marketing de conteudo webi interna Marketing de conteúdo: 10 dicas para gerar um material matador

Despertar o interesse de um determinado público, por meio de conteúdo autoral e de qualidade, tratando de temas relevantes para o mesmo e gerando autoridade sobre assuntos que lhe atraem. Este pode ser um resumo – mesmo que em linhas bem gerais – sobre do que se trata o Marketing de Conteúdo (Inbound Marketing).

Mas sobre isso falamos em um post recente. O objetivo no post de hoje é listar 10 dicas para ajudar você na missão de criar um conteúdo matador, daqueles que emplacam, geram engajamento e impulsionam resultados práticos.

Como exemplo, vamos imaginar que estamos gerando conteúdo para uma empresa dedicada ao comércio de artigos infantis de luxo, como roupas e acessórios.

CRIE UMA PERSONA

Persona é uma pessoa que se idealiza imaginando que ela represente os principais desejos de um determinado público-alvo. Para um mesmo negócio é possível que haja mais de uma persona, mas seguindo o exemplo sugerido podemos entender que esta ‘pessoa ideal’ seria uma mulher que é mãe, com idade entre 25 e 40 anos, pertencente as classes sociais A e B+, etc. Também podemos entender que as avós configuram um público em potencial, sendo senhoras na faixa dos 50 aos 65 anos, pertencentes às classes sociais A e B+ e por ai vai. Pense no que interessa a esse público, que tipo de assunto ele busca na internet e terá um bom norte a seguir na geração de seu conteúdo.

DELIMITE SEU TEMA

Se você quer atingir mães e avós, não adianta produzir conteúdo que não esteja diretamente relacionado a condição de mãe/avó dessas pessoas. Dicas para mães de primeira viagem, o que levar à maternidade ou até mesmo como fazer uma papinha orgânica podem interessar a este público, então invista seus esforços em temas que estejam relacionados ao nicho que pretende atingir.

DEFINA UM CALENDÁRIO

A regularidade nas publicações também cumpre um papel vital no marketing de conteúdo. Não adianta produzir um material hoje, passar dois meses sem fazer nada, depois publicar outra coisa. É preciso estabelecer um calendário e publicar com frequência para se consolidar como uma referência no segmento – tanto para seu público quanto para o Google -, conquistar seguidores, conduzir o lead pelo funil de vendas do Inbound Marketing e atingir seus resultados.

CRIE LISTAS

Quem nunca se deparou com um material do tipo ‘7 coisas que você precisa saber sobre…’? Exatamente como o título deste post. Esse tipo de material desperta a atenção por apresentar de forma objetiva uma proposta de ‘passo a passo’ rumo ao conhecimento que seu leitor está procurando. Abuse das dicas e ganhe pontos com seu público-alvo.

FACILITE A LEITURA

Faça uso à vontade de intertítulos, tópicos e todo tipo de elemento que facilite a leitura. Seja claro e prefira sempre parágrafos curtos. Grandes blocos de texto tornam o conteúdo menos interessante e podem assustar o leitor.

EVITE A AUTOPROMOÇÃO

É claro que para materiais chamados de fundo de funil é preciso demonstrar porque sua empresa é a melhor solução para aquilo que o lead busca. Mas, no geral, prefira textos educativos, promova o conhecimento, se coloque no lugar de quem você quer atingir e lembre-se de como é pouco efetiva a autopromoção. Seja um parceiro do seu público e não apenas alguém que busca o dinheiro dele. Os resultados tendem a fluir muito melhor.

NÃO COPIE CONTEÚDO

Não há qualquer problema em fazer uso de trechos e referências citadas ao longo de seu texto. Pelo contrário, usando com bom senso é possível criar um conteúdo muito mais sólido e persuasivo. Contudo, NUNCA copie textos inteiros ou em grandes partes de outras fontes, sob a pena de ser prejudicado no ranking do Google a ainda perder credibilidade junto a seu leitor. E não adianta tentar maquiar, o Google vai reconhecer um material que não é autoral e punir seu site.

INVISTA NOS TÍTULOS

O ambiente digital é muito dinâmico e se sua isca não for boa e precisa, você perderá a oportunidade de apresentar um bom conteúdo apenas por escolher mal seu título. Vá direto ao ponto e gaste tempo pensando em algo que vai chamar a atenção, como: ‘7 itens que não podem faltar na mala da maternidade’.

CAPRICHE NAS IMAGENS

Uma boa foto ou gráfico pode fazer toda diferença na hora do seu cliente em potencial decidir se vai ler ou não o material que você produziu. Faça a imagem trabalhar de forma orgânica e fluida com seu texto e terá bons resultados.

UTILIZE PALAVRAS-CHAVE

Conhecendo sua persona, você vai supor diversos termos e palavras pelos quais seu público pode procurar seu produto ou serviço na internet. Utilizando ferramentas como o Planejador de Palavras-Chave do Google Adwords você pode verificar quais são as mais buscadas e, partindo dai, utilizar esses termos em seu conteúdo. Insira este termo em seu título, no primeiro parágrafo e uma vez por parágrafo – ou um pouco menos, para não parecer muito artificial -, lançando mão de plurais, sinônimos e destaques em negrito também, para que o Google atribua relevância, seu conteúdo seja apresentado nas buscas e emplaque junto ao público.

O Marketing de Conteúdo pode contribuir muito para alavancar seu negócio se for feito da maneira correta e com a frequência necessária. Gostou do material? Aproveite também e Conheça mais sobre o Marketing de Oportunidade. Siga acompanhando o blog da WEBI e uma ótima leitura!

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