WEBi Desde 1998

Blog

6 dicas para estimular a criatividade

criatividade

Criatividade:

“Inteligência e talento, natos ou adquiridos, para criar, inventar, inovar, quer no campo artístico, quer no científico, esportivo, etc…”

Já foi provado que criatividade não é algo que apenas nasce com as pessoas, como um fator genético. Apesar de alguns indivíduos já portarem tais características desde muito novos, a criatividade é uma habilidade que pode ser aperfeiçoada, refinada e estimulada. Inclusive, os mais ousados dizem que em um futuro próximo não haverá mais espaço para empresas que não têm culturas de criatividade e inovação.
É possível fazer alguns treinamentos para afinar o cérebro, atividade fundamental para alguém que depende de criações no trabalho, caso das Agências de Marketing  Digital, como nós da Agência WEBI!

SOBRE A DATA

Em comemoração ao Dia da Criatividade, celebrado em 17 de Novembro, batemos um papo com os nossos Designers sobre como funciona para eles esse processo criativo! Perguntamos como eles fazem para evitar o bloqueio criativo, como se inspiram e como buscam energia além da caneca de café diariamente.

DEPOIMENTOS

Para Muriel Penha, um dos nossos designers, “o clipe de Up&Up da banda Coldplay é uma das minhas principais fontes de inspirações, o clipe é cheio de manipulações de imagens e surrealismo, um prato cheio para despertar a criatividade e se jogar na imaginação.”

A Jéssica, nossa outra designer, deu o seguinte depoimento: “qual modo mais gostoso e divertido de despertar a criatividade do que mergulhando no mundo da magia de Harry Potter? A saga literária de Harry Potter é o que mais desperta a minha imaginação nos momentos de bloqueio criativo”.

6 DICAS PARA ESTIMULAR A CRIATIVIDADE

Nossa equipe de designers busca inspiração nessas referências, funciona bem para eles! Mas isso pode não valer como uma regra geral. Procure se conhecer mais, ver o que melhor funciona com você! Para te ajudar a despertar o melhor do seu potencial criativo, temos 6  dicas para te guiar:

1) Esteja sempre atento e disposto a tudo que surgir de novo, independente da área em que você atua. Acontecimentos corriqueiros e também aqueles mais inesperados podem ser o gatilho que sua mente aguardava para te entregar algo novo. Analise as formas diferentes de como lidar e falar sobre os diferentes assuntos, se a linguagem pode ser bem humorada, se deve ser séria, enfim.

2) Escreva palavras, livremente, gerais, sem conexão aparente – isso não importa agora – que remetam ao assunto que você deseja tratar, à impressão que você quer passar, ao tipo de mensagem que você deseja passar, seja uma comunicação por escrito, oral, visual… Esse brainstorm de ideias desconexas vai facilitar você construir conexões mentais entre aquelas palavras e significados, facilitando a busca pelo “onde quero chegar”. Nesse momento inicial aproveite para refletir um pouco sobre a causa, sobre o trabalho, sobre o que você precisa para iniciar, faça consideração das hipóteses e escolha dos caminhos que vai seguir. Isso funciona como um planejamento informal do que será entregue, o que traz mais rapidamente a solução ideal para seu problema.

3) Observe bastante, ouça novas músicas, assista novos filmes, desenhos animados, leia diferentes livros e textos, veja muitas imagens antes de criar, ganhe novas perspectivas!

4) Sempre que estiver tenso ou com a cabeça cheia, procure sair do local e espaireça por alguns minutos. Vá até a rua e caminhe um pouco para divagar, mudar o foco, dar uma arejada na mente. Crie um ritual, relaxe e deixe a mente limpa.

5) Olhe materiais mais antigos que ganharam prêmios, servem como referência na sua questão. Porém não se prenda a isso! Nunca fique focado em uma única ideia, se ela não resolveu a sua questão, ao menos ajudou. Guarde o que aprendeu com ela e passe pra frente, rumo à próxima etapa

6) Quebre as regras. Não tenha medo de errar. Durma bastante. Faça listas sobre as coisas que precisa desenvolver. Peça a opinião dos outros durante o processo!

Agora é com você! Como você vai estimular a criatividade na sua vida, na sua empresa, no seu dia a dia? Aproveite essa data comemorativa como um marco para uma melhor gestão e aplicação da sua criatividade! Os resultados vêm mais rápido do que o esperado 😉

comentários
Voltar para o blog
Posts recentes