O usuário e o fenômeno das duas telas.

É incrível como a internet tem a capacidade de aproximar as pessoas, já reparou? Lógico que já! Em 2014 isso é papo furado. Mas, então vamos falar de algo interessante como, por exemplo, assistir TV e comentar o programa no Twitter?

As emissoras de televisão cada dia que passa se sentem mais ameaçadas pelo mundo virtual, portanto, já é comum ver durante o Super Star, por exemplo, as tweetadas do público que está assistindo. Essa integração com as duas telas é tendência. Para quem ainda não sacou, duas telas neste caso seria a TV e o seu celular ou a TV e seu tablet, enfim, ver TV e usar a internet simultaneamente. Maaaaaaaas, pra quem ainda assim ficou com dúvida, é só ver no widget abaixo a galera comentando durante o programa:

É importante ressaltar que não estamos falando só do Twitter em si, ok? É apenas o exemplo mais claro, mas as pessoas usam muito o Facebook e outras redes sociais para comentar algum programa de TV. As empresas, todas elas, precisam ficar atentas a esta tendência, uma evolução de comportamento onde podemos explorar os assuntos em destaque e gerar vendas.
Uma oportunidade pode surgir e com isso, aumentar a sua receita. Quer um exemplo mais claro? Se o MESSI faz um gol durante a Copa do Mundo, os usuários vão começar a pesquisar a palavra Messi para ver o gol dele e quem sabe, seu negócio não vende camisetas de futebol? É agora o momento de aproveitar as oportunidades, criar anúncios com determinada palavra-chave, dar umas tweetadas falando sobre isso e até publicar algo no Facebook.

As principais redes sociais, buscadores e serviços online já estão adaptados para o fenômeno chamado Copa. Ferramentas personalizadas, buscas mais precisas e interatividade o tempo inteiro garantem a  participação dos usuários. Uma dica: fique de olho nas hashtags (palavras precedidas do caracter #) que destacam o assunto em questão e podem ser facilmente pesquisadas e compartilhadas.

O Twitter, por exemplo, usa e abusa das tags da #Copa2014 que identificam partidas em tempo real, jogadores, outros tópicos com as bandeiras ou siglas dos times por países e até Gifs animados, facilitando a vida de quem não quer perder nenhum lance. Então, corre que é gol… ligado na telona e na telinha, com muito mais acesso ao mundo conectado para ficar por dentro também dos memes da Copa.