Evite textos justificados

Regularmente algum cliente nos questiona sobre os textos justificados nos sites, essa questão sempre nos chamou a atenção, achamos que essa cultura possa vir muito pela literatura, jornais, revistas e os trabalhos de faculdade que nos fazem conviver anos e anos seguindo normas rígidas.
Porém na internet as “regras” são um pouco diferentes e regem o alinhamento dos textos de maneiras muito particulares, levantamos com isso algumas dicas importantes que certamente o farão pensar um pouco mais na utilização desta formatação:
MEIOS DIFERENTES
Como citamos nos inicio do texto, as pessoas tendem a utilizar os padrões gráficos do mundo offline para o online, e como bem sabemos estas plataformas, estes ambientes são diferentes e o que serve para um, não necessariamente serve para o outro. Na internet as coisas funcionam para vários resoluções de telas, tamanhos de dispositivos e com essa grande variação o justificado pode ser perigoso para a diagramação do site.
ESPAÇOS NÃO JUSTIFICADOS
Para que o texto fique justificado nas laterais, ele acaba abrindo espaços no meio do texto, isso de certa forma deixa o conteúdo extremamente feio. O bonito fica apenas nas laterais, mas o seu conteúdo central fica prejudicado.
LEITURA MAIS LENTA
Estudos afirmam que textos justificados tornam a sua leitura 20% mais lenta, ou seja, na internet nós sabemos que as pessoas pouco ou nada tem paciência para grandes leituras e certamente esse tipo de sentimento não pode estar em seu site, afinal você não quer seu cliente saindo mais cedo do seu site, né?
Esperamos ter esclarecido suas dúvidas e caso você tenha em seu site, textos justificados, por favor, altere hoje mesmo. Seus clientes irão agradecer muito! 😉