Inbound: como usar hashtags para um marketing eficiente

Hashtag nada mais é que uma palavra-chave antecedida pelo famoso símbolo – “JOGO DA VELHA” – ou cerquilha.

Originalmente, muito utilizada no Twitter e [depois] amplamente difundida pelas maiores redes sociais da atualidade, como Instagram e Facebook, serve para identificar o tema do conteúdo publicado.

As redes sociais, plataformas de interação social onde duas ou mais pessoas interagem entre si, implícita ou explicitamente, compartilhando e trocando insights, pensamentos e/ou conteúdos diversificados – até em tempo real – precisam de “indexadores” para facilitar a pesquisa ou filtrar conteúdo.

O crescimento exponencial das redes sociais deixa a hashtag sempre em evidência. Não é porque se tornou “bonitinho” a utilização do #jogodavelha #vemprawebi em publicações e postagens que teremos que inseri-las em tudo o que fizermos. Não é bem por aí! Tem muita gente que não faz a menor ideia de como aplicá-las!

“E é aí que a WEBi entra! Te ensinará direitinho como fazer e quando utilizá-las”

 

Como a hashtag funciona

Toda vez que postamos algo em alguma rede ou mídia social, e ao longo da publicação colocamos a “#”, estamos indexando – por meio de hiperlink – o conteúdo à palavra-chave. A hashtag direcionará o seu conteúdo para todas as pessoas que também marcaram os seus conteúdos com a mesma keyword.

 

Pesquisando conteúdos e palavras-chave

Toda vez que pretendemos pesquisar um assunto nas redes sociais, relacionamos mentalmente a possível palavra-chave ao conteúdo imaginado. Ao procurar pela hashtag que, supostamente, te levará ao conteúdo desejado, você “cairá” em um grupo de pesquisa daquele tópico (assunto).

Observaremos que os grupos de pesquisa baseados em uma palavra-chave específica agruparão conteúdos afins ao tema buscado –  não necessariamente apresentarão somente o tema específico.

É justamente para isso que a hashtag serve, orientar a busca por meio de palavras-chave para conteúdos sobre um determinado tema, hoje e futuramente. Nota-se: com o passar do tempo, os grupos de conteúdo vão aumentando em tamanho, seja por relevância [em função dos trends] ou por crescimento orgânico – dos próprios grupos.

 

Insights x Empresas

O emprego preciso das hashtags auxilia empresas na compreensão do que o seu target, potencial ou não, está interessado, sentindo ou pensando sobre determinado assunto ou conteúdo.

A palavra-chave [adequada] aplicada a conteúdos com ótimo SEO possibilita excelentes resultados quando falamos em marketing de conteúdo.

 

Como e quando usar a hashtag

Praticamente, a utilização da “#” é bem simples. Basta escolhermos a palavra-chave que melhor representa o conteúdo e… BINGO! Assim, quando outra pessoa ou empresa escolher a mesma palavra que direcione pesquisas ao seu conteúdo, teremos maior relevância nas postagens.

Vamos lembrar que espaços não são identificados, portanto, ao criar uma hashtag – escreva todas as palavras juntas.

A WEBi te dá um toque bem interessante [muitas pessoas pecam nessa hora] – ao “bolar” uma hashtag, utilize palavras-chave do título e não o título inteiro. Dessa forma, sua publicação perceberá maior relevância e ativará com eficiência todos os algoritmos dos mecanismos de busca. Você ficará por dentro de tudo que o cliente está achando sobre o seu conteúdo.

 

“Não incorra no erro de utilizar nas hashs o título inteiro. O conteúdo ficará retido em uma “peneira” e terá o seu volume de acessos diminuído”

 

Uma dica que parece óbvia e complementa a anterior é: nunca aplique uma hashtag para cada palavra do seu título, por exemplo.

Ex.: Guia dos melhores conteúdos de inbound marketing

#guia #dos #melhores #conteudos #de #inbound #marketing

 

Fazendo isso, as palavras com o “#” direcionarão pesquisas equivocadas para o seu conteúdo. Quem procurar por #guia, #dos, #melhores, etc. – com objetivos de pesquisa diferentes dos seus, será levado ao seu conteúdo. Algo desnecessário e sem sentido.

 

Não banque o “espertinho”!

Mesmo que existam hashtags em evidência apontando para conteúdos muito relevantes que a “galera” esteja consumindo demais, keep calm!

A sua hashtag precisa representar fielmente o conteúdo ao qual está relacionada. Utilizando hashtags que não estejam devidamente alinhadas ao teor da sua publicação, você naturalmente atrairá um público que não está interessado em seu conteúdo.

 

A grafia correta das palavras é muito importante!

Quando falamos em grafia, não necessariamente falamos em língua portuguesa ou sobre o emprego gramatical correto. Independente de a palavra-chave estar correta ou não, ela precisa representar exatamente o que o seu conteúdo quer dizer.

Vamos supor que exista um novo neologismo – “emprego de palavras novas, derivadas ou formadas de outras já existentes, na mesma língua ou não” – a palavra-chave da “#” não existe ou está gramaticalmente errada, mas “indexa” e direciona com precisão palavra a conteúdo.

 

Detalhe! Em situações normais onde a palavra está escrita de maneira incorreta mesmo (até por erro de digitação), a utilização da hashtag em nada adiantará, será um fracasso.

 

A PERFEITA utilização da hashtag

1- Ter presença ativa nas redes sociais, publicar conteúdo de qualidade e relevante, além de promover engajamento por meio de participação e feedbacks. Só assim, você estabelecerá com o seu público uma relação de cumplicidade, que vai muito além do protocolo comercial.

2- É claro que o seu perfil será público, pois a efetividade do uso das hashtags dependerá, além do emprego adequado das palavras-chave, do grau de visibilidade que você dará a sua página.

3- A escolha “cirúrgica” das hashtags é fundamental a qualquer estratégia de inbound marketing. O alcance dos seus posts e o volume de seguidores refletirão as suas escolhas.

4- Pensou na sua estratégia de marketing? Sim? Então crie uma “#” própria para a sua marca ou evento. Publicando bastante conteúdo que gera engajamento e disseminando hashtags próprias, pessoais – você, aos poucos, consolida a sua keyword e mostra ao seu público a sua identidade.

Com essa relação – hashtag x marca – você pode criar campanhas de compartilhamento de conteúdo com a sua “#”, como promoções e sorteios, entre outras ações.   

 

A WEBi mostrou para você como usar hashtags para um marketing eficiente. Para isso, seja criativo! A criar uma hashtag, marcas passam a trabalhá-las como estratégia e identidade. É com essa ação de psicologia sutil e subliminar que muitos dos seus leitores passarão de meros espectadores a clientes apaixonados.

Então, pesquise bem e procure entender o funcionamento de todas as redes e mídias sociais que for utilizar. Cada rede ou mídia possui características próprias e o seu público se comporta de maneira diferente das demais. É desse jeito que suas postagens terão maior visibilidade e engajamento. E é assim que utilizamos todas essas estratégias em nossas redes sociais. Convidamos também para conhecer nosso Instagram e interagir com todo nosso conteúdo. 😉

 

Para obter melhores resultados de venda com redes sociais e outras mídias, o ideal é contar com uma agência preparada, que lhe forneça todo o suporte necessário. A WEBi conta com uma equipe especializada que irá ajudar a alavancar as vendas do seu negócio. Solicite um orçamento. Nossos heróis estão preparados para lhe ajudar! #vemprawebi