Certificado SSL passará a ser obrigatório em todos os sites

Nos últimos anos, o número de crimes virtuais vem aumentando significativamente no Brasil. Segundo dados da Norton, empresa mundial de segurança cibernética, somente em 2017, 62 milhões de brasileiros foram vítimas de algum tipo de crime virtual, gerando um prejuízo de 22 bilhões de dólares. Para baixar esses números, o Google Chrome passará a exigir um certificado SSL de todos os sites para garantir a segurança dos dados dos usuários.

Essa medida vem sendo adotada pelo Google de forma gradativa, para que os proprietários de sites possam ter tempo suficiente para adquirir o certificado. Em janeiro deste ano, o Chrome e o Firefox já começaram a sinalizar sites que coletavam senhas e números de cartão de crédito, por exemplo, como inseguros. Em julho, essa mudança se dará por definitivo e o site que não possuir certificado SSL será penalizado pelo Google.
Se você ainda não adquiriu o certificado ou não faz ideia do que seja, não se preocupe. Nós te contamos tudo neste texto. Confira!

O que é certificado SSL?

SSL é uma sigla em inglês para Secure Socket Layer. Esse termo é designado como um dos métodos mais seguros de protocolos de segurança na web, garantindo uma conexão criptografada entre todos os computadores do mundo. O certificado permite que os usuários possam navegar de maneira segura em seu site, sem correr o risco de terem seus dados roubados ou clonados.
O sistema fornece duas chaves de criptografia: uma pública, gerada pelo servidor do site e utilizada para codificar a mensagem, e outra simétrica, que fica disponível no navegador do usuário e é utilizada para decodificar a mensagem. Dessa maneira, somente estas duas partes são capazes de ter acesso ao conteúdo, impedindo qualquer tipo de interceptação por terceiros para roubo e acesso de dados.

Como identificar um site que possui certificado SSL?

Muito simples: quando um site possui esse certificado, aparece o símbolo de um cadeado antes do endereço virtual, além de aparecer a palavra “Seguro”, logo após. O protocolo de comunicação, que são aquelas letrinhas antes do endereço do site, também muda quando a página possui certificado SSL.
Ao invés do tradicional http://, o site passa a exibir https://, garantindo que os dados utilizados naquela página serão criptografados. A boa notícia é que dois terços do tráfego do Chrome já utilizam o certificado antes mesmo de ele passar a ser obrigatório e o volume de dados criptografados vem crescendo no mundo todo.

Quais as vantagens do certificado SSL?

Além de passar a ser obrigatório, o certificado SSL proporciona diversos benefícios ao seu site. Confira os principais!

Mais segurança

Essa é uma das principais vantagens. Com a criptografia do tráfego de dados de seu site, os usuários podem ter um acesso seguro, dando mais confiança para que eles realizem compras online, no caso de um site de e-commerce, por exemplo.

Aumento de vendas

Por se sentirem mais confiantes em comprar, as chances de sua empresa aumentar as vendas, cresce significativamente. Segundo um estudo da ecommercebrasil, sites que possuem certificado SSL podem aumentar o volume de vendas mensal em 35%.

Melhor ranqueamento

Sites classificados como seguros pelo Google, são melhor ranqueados nos resultados de buscas de pesquisas. Com um certificado SSL, seu site torna-se mais seguro e com a ajuda de técnicas de SEO é capaz de alcançar melhores posições nos resultados do buscador.

Navegação mais rápida

Além de garantir mais segurança ao usuário, o certificado é capaz de garantir a navegação mais rápida de uma página. Isso proporciona uma experiência positiva e agradável aos visitantes de seu site.
 
O uso de um certificado SSL traz mais segurança para seu site e para os usuários que o acessam, permitindo que a reputação e a imagem de sua empresa cresçam perante o mercado. O contrário também pode acontecer: sites que não utilizarem um certificado até julho, serão penalizados, mostrando ao usuário que são inseguros e mesmo que não possua nenhum problema de segurança, o usuário não irá se sentir seguro para realizar uma compra online com você. Além disso, por ser penalizado nos mecanismos de busca, as chances de seu negócio ser encontrado na internet diminuem consideravelmente.
Viu como essa tecnologia é importante? Se você é um cliente da WEBi e possui um site hospedado conosco, não perca tempo. Entre em contato e garanta seu certificado SSL. Restou alguma dúvida? Deixe um comentário abaixo que iremos responder o mais rápido possível. E não deixe de seguir a WEBi no Facebook, Instagram e LinkedIn para ficar por dentro de nossas dicas, novidades e conteúdos exclusivos.
Obrigado e até a próxima!