WEBi Desde 1998

Desmistificando a criação de sites em 7 passos

Na era digital, ter um site para sua empresa deixou de ser uma opção e se tornou uma necessidade. Com a popularização da Internet, novos hábitos de consumo surgiram e, hoje, as compras online já representam uma boa parcela de tudo o que é consumido no mundo todo. Quer saber mais sobre a importância de marcar presença no meio digital? Então, continue a leitura e descubra como a criação de sites pode ser útil para seu negócio e quais são os primeiros passos para criar o seu!

Para você ter uma ideia, um levantamento realizado pela Total Retail, em 2016, revelou que 38,2% dos brasileiros fazem compras online todo mês e apenas 3,4% dos entrevistados nunca realizaram uma compra pela internet.

Para acompanhar as mudanças nos hábitos de consumo, a criação de sites tem aumentado significativamente entre as empresas brasileiras. Somente em 2016, a criação de sites de e-commerce cresceu 21,5%, segundo dados levantados pela BigData Corp, e a previsão é de que cada vez mais os negócios estejam presentes na Internet.

A importância da criação de um site para sua empresa é inegável. Se sua empresa não está na Internet, ela não será encontrada pelos consumidores, e as chances de você perder clientes para seus concorrentes que possuem um site se tornam muito maiores.

Por isso, é fundamental que sua empresa tenha um site. Através dessa ferramenta é possível aumentar sua visibilidade na internet e atrair um número maior de visitantes. Além disso, a criação de sites, aliada a estratégias de marketing digital, permite que seu negócio possa alcançar resultados mais expressivos, por meio de relacionamento com o cliente, experiências positivas aos usuários e atração de clientes em potencial.

Agora que você já reconhece a importância de um site para seu negócio, confira os 7 passos essenciais para a criação de sites.

1 Defina seus objetivos

Definir seus objetivos é uma etapa primordial quando se trata de criação de sites. Você não pode simplesmente fazer um site sem saber quais são os resultados que quer obter com isso. Pegue papel e caneta e liste seus principais objetivos. O que você está buscando?

  • Aumentar o número de vendas?
  • Fortalecer a marca?
  • Comunicar-se com seus clientes?
  • Criar engajamento?

Enfim, é preciso que os objetivos de seu site estejam bem delimitados para que você possa ter o melhor retorno possível.

2 Defina sua persona

Os elementos de um site, sobretudo a linguagem, o layout e o design, variam conforme o público que a empresa quer atingir. Somente com a persona bem definida é que você poderá pensar em todos os elementos na hora de criar o site de sua empresa para que, assim, possa oferecer o que eles estão buscando e proporcionar experiências positivas aos usuários. Na hora de definir sua persona, é preciso ter em mente o que a pessoa que se interessa pelo seu produto ou serviço está tentando solucionar. As perguntas abaixo podem te ajudar:

  • Quais são as principais dores e dificuldades dos seus clientes?
  • Que tipo de informação eles querem consumir?
  • Qual a média do grau de instrução e renda mensal?
  • Como é seu estilo de vida? Seus sonhos, medos e ambições?

Definir para quem você vai falar, antes de sair falando!

3 Pesquise seus concorrentes

Se você está ingressando agora no meio digital, uma boa opção é pesquisar quem são seus principais concorrentes na Internet, acessar o site deles e observar o que eles estão fazendo e deixando de fazer. Seja crítico! Se coloque no lugar do cliente e analise quais são os pontos fortes, o que precisa ser melhorado e o que você pode utilizar como diferencial para que seu site seja melhor do que o de seus concorrentes.

4 Pense no conteúdo

Após os passos anteriores, é hora de pensar no conteúdo de seu site. Quando falamos em criação de sites, elaborar um conteúdo relevante é uma ferramenta poderosa para gerar engajamento e passar credibilidade para quem visita sua página. Quando alguém acessa seu site, essa pessoa está buscando informações e você precisa oferecer conteúdos de qualidade que vão atender às dúvidas e necessidades do usuário. Uma boa dica é terceirizar a produção de conteúdo de seu site para que você possa aproveitar ao máximo essa funcionalidade e não ter dores de cabeça com isso!

5 Aposte na navegabilidade

Elaborar todo o conteúdo de seu site é importante para que você possa pensar, posteriormente, em um item essencial para a criação de sites: a navegabilidade. É preciso distribuir o conteúdo em abas, tópicos e outros elementos que tornem seu site atrativo e de fácil navegabilidade para o público.

6 Invista na criação de sites para mobile

O número de brasileiros que acessam a Internet através de dispositivos móveis não para de crescer. Uma pesquisa realizada pela TIC Domicílios, em 2016, revelou que esse número subiu mais de 20% em 2 anos, chegando a marca de 46 milhões de usuários. Diante desse quadro, é importante criar um site responsivo, que seja adaptado a todos os tamanhos de tela, de modo a proporcionar uma usabilidade agradável ao usuário e garantir que ele tenha uma boa impressão ao realizar o primeiro contato com seu negócio.

7 Contrate uma agência de referência para criação de sites

Pensando na economia, muitos empresários optam por fazer o site por conta própria e, após algum tempo, não recebem o retorno que esperavam. A melhor maneira de obter sucesso e alcançar os resultados desejados é contratar uma empresa especialista em criação de sites e marketing digital.

Só uma agência de referência no mercado é capaz de pensar em detalhes essenciais, que vão desde o planejamento até o design final do site. Dessa maneira, você tem a garantia de que seu negócio terá um site de qualidade, com tudo o que necessário para atingir seus objetivos e sair na frente de seus concorrentes, sem precisar quebrar a cabeça!

Viu como é importante ter um site para seu negócio, pensar nas estratégias antes de colocar sua página no ar e contar com a ajuda de uma agência especializada?

E você? Em pleno 2018 ainda não possui um site de sua empresa ou já conta com essa ferramenta, mas não está tendo os resultados que gostaria? Entre em contato com a gente, vamos te ajudar a resolver isso. Pensamos e realizamos todos os passos acima para que você possa obter os melhores resultados, sem se incomodar com nada!

Obrigado e até a próxima! 😉