Qual a importância de fazer SEO para seu site?

Com a Internet sendo utilizada cada vez mais como ferramenta para realizar compras, a importância de fazer SEO para ter seu site bem ranqueado nos resultados dos buscadores não pode mais ser ignorada. Para se ter uma ideia, de acordo com a Abradi, 93% das compras realizadas online começam com uma pesquisa em um site de buscas. E se seu site não estiver bem ranqueado, dificilmente os consumidores irão encontrar sua marca.

Isso porque a tendência da taxa de clique é ir diminuindo conforme a posição de cada site nos resultados das pesquisas. Segundo um estudo realizado pela Relevance, a primeira posição exibida na busca orgânica do Google tende a receber 18,2% do tráfego; a segunda, 10,1%; e a terceira, 7,2%, diminuindo gradativamente. Já os resultados exibidos na segunda página alcançam um tráfego quase nulo. Por isso, estar bem rankeado faz toda a diferença para o sucesso de sua marca e demonstra a importância de fazer SEO para seu negócio.

Afinal, o que é SEO?

SEO é uma sigla em inglês que significa Search Engine Optimization. Em português, podemos traduzir como “Otimização de sites para mecanismos de buscas”. Em suma, SEO é um conjunto de técnicas e estratégias utilizadas para garantir um bom posicionamento de um site nos resultados das buscas orgânicas de sites de pesquisa.
Esse conjunto de técnicas e estratégias, se utilizado de maneira correta, é capaz de aumentar a visibilidade do site, permitindo que ele apareça nas primeiras posições nos resultados de pesquisa, aumentando sua autoridade, visibilidade e performance. Consequentemente, recebe mais cliques e as chances de aumentar a venda de um produto ou serviço oferecido pelo site em questão são muito maiores.

Quais os benefícios de fazer SEO?

Dentre os diversos benefícios de fazer SEO para seu site, listamos os três principais abaixo. Confira!

Atinge os consumidores certos

Quando você utiliza as estratégias certas de otimização para seu site é possível atingir os consumidores certos e aumentar as vendas de seu negócio. Mas, para isso é preciso muito planejamento e estudo para saber quais são as necessidades e dores de seu público-alvo, para que você possa otimizar seu site levando em conta esses dois quesitos. Feito isso, quando os consumidores que você deseja atingir realizarem uma busca de um produto ou serviço, lá estará seu site!

Melhora a relevância do site

Ao adotar técnicas de SEO constantes e atualizadas, o Google entende que seu site é relevante e começa a ranqueá-lo melhor. A tendência é que seu site pule de posição gradativamente, podendo chegar aos primeiros resultados. E quando isso acontece, seu site é visto como confiável e qualificado, atingindo um número cada vez maior de usuários e aumentando os leads qualificados de seu site.

Aumenta as vendas

Fazer SEO para seu site permite que você alcance o objetivo final almejado por praticamente todas as empresas que investem nessa estratégia: aumentar as vendas. Com leads qualificados, relevância do site e tantos outros benefícios proporcionados pela prática de SEO, você verá suas vendas decolarem!

Como fazer SEO?

Na hora de fazer SEO é preciso ficar atento a alguns detalhes para que seu site possa alcançar um bom ranqueamento nos resultados do Google. Confira algumas dicas que separamos!

Pense nas palavras-chave

A principal estratégia para fazer SEO é a utilização de palavras-chave. A definição das melhores palavras-chave para seu site deve ser feita com muito estudo e planejamento para que você possa obter os melhores resultados. O ideal é pensar em cerca de 10 palavras-chave e variar entre os termos mais populares e alguns mais específicos sobre seu negócio. O Google Analytics e o Google Adwords são ótimas ferramentas para auxiliar na definição das palavras-chave mais poderosas para sua marca.

Escolha muito bem os títulos

Os títulos também são itens que merecem um cuidado especial, pois são um dos elementos mais priorizados para o bom ranqueamento de um site. Procure destacar as palavras-chave em negrito e nunca repeti-las mais de uma vez. Lembre-se, também, que subtítulo e tópicos de destaque também são relevantes na hora de ranquear um site.

Utilize somente conteúdo original

O Google penaliza conteúdos duplicados, prejudicando o ranqueamento de sites que não produzem material original. Por outro lado, sites com conteúdos próprios e relevantes são bem vistos pelo Google e tendem a alcançar melhores posições no ranking. Portanto, dê atenção especial ao conteúdo de seu site e nunca copie um conteúdo já publicado em outra página.

Pense na experiência do usuário

Foi-se o tempo em que o SEO era pensado somente para os mecanismos de busca. Hoje, os buscadores estão dando prioridade ao usuário, levando em conta o tempo que cada pessoa fica em seu site, a responsividade da sua página e outros requisitos que contam para garantir a boa experiência do usuário. Aqui, a dica principal é criar um site responsivo, que se adapte aos mais diferentes tipos de dispositivos.

Fazer SEO de maneira eficiente é garantia de que seu site estará bem ranqueado e será encontrado pelas pessoas certas, aumentando a visibilidade de seu negócio no meio online. E, nos dias de hoje, sabemos que ter uma boa presença no digital é fundamental para o sucesso de qualquer empresa.
Para otimizar seu site e fazer com que ele seja bem ranqueado nos resultados das pesquisas, contar com uma agência especializada faz toda a diferença. Aqui na WEBi, trabalhamos com marketing digital e um de nossos módulos é o SEO. Entre em contato conosco e saiba mais sobre essa prática que pode te colocar nas primeiras posições do Google.

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe em suas redes sociais. Se você ainda não nos acompanha pelas redes sociais, aqui está nosso Facebook e Instagram para você ficar por dentro de nossas dicas e novidades.

Obrigado e até a próxima! 😉