WEBi Desde 1998

Vídeo marketing: por que sua empresa precisa dele?

Nova tendência do marketing de conteúdo, o vídeo marketing é uma estratégia que vem sendo cada vez mais utilizada por empresas de todos os portes e segmentos para acompanhar os novos hábitos de consumo dos clientes. Para se ter uma ideia do crescente poder do vídeo, uma pesquisa realizada pela Provokers revelou que o consumo dessa mídia aumentou 90% nos três últimos anos. Outro dado do levantamento mostrou que 86% dos usuários assistem a pelo meno um vídeo online por mês.

Diante desses dados, não dá mais para negar a importância e o impacto que o vídeo marketing exerce nas estratégias de marketing digital. Se antes era tratado como uma previsão do futuro, hoje, o vídeo marketing já faz parte do presente e está em constante crescimento. O vídeo já está dominando os conteúdos digitais e para o próximo ano, a previsão é de que essa mídia responda por 80% de todo o tráfego na internet.

Se você ainda não está convencido do poder do vídeo marketing, continue a leitura e descubra como ele pode ser benéfico para seu negócio.

O que é vídeo marketing?

Utilizando os métodos de vídeo e as estratégias de marketing, o vídeo marketing pode ser definido como um conjunto de técnicas que têm o objetivo de criar ou agregar valor a um determinado produto ou serviço, fazendo com que ele seja reconhecido pelo público-alvo da empresa. Dessa maneira, o vídeo marketing pode ser considerado como toda estratégia de marketing que utiliza o vídeo como forma de transmitir valor ao público.

Quais os benefícios?

Apostar nessa nova tendência de produzir conteúdo no meio digital traz diversos benefícios para sua empresa. Confira os principais!

Torna o conteúdo interativo e relevante

Mais do que apenas descrever ou explicar como funciona um determinado produto ou serviço, o vídeo tem o poder de apresentar como esse produto ou serviço funciona na prática, através de um conteúdo interativo e relevante. Os consumidores estão cada vez mais exigentes na hora de fechar um negócio e, por isso, um vídeo com detalhes, exemplificações de como funciona o produto ou serviço vai ser muito mais atrativo para seus clientes.

Gera mais reconhecimento para sua marca

Se uma imagem vale mais que mil palavras, um vídeo vale muito mais do que praticamente qualquer conteúdo escrito. Por ser dinâmico, o vídeo tem um poder maior de conquistar os clientes, sendo muito mais atrativo do que textos e imagens. Esse poder visual do vídeo é capaz de estreitar o relacionamento com seus clientes, por agregar muito mais confiança e credibilidade ao seu negócio, o que reflete em maior reconhecimento e engajamento para sua marca.

Tem o poder de atingir mais pessoas

Além de ser segmentado, um conteúdo em vídeo é capaz de alcançar um maior número de pessoas. Isso porque o vídeo tem um alto poder de viralização em comparação com outros tipos de conteúdo. Segundo a Simply Measured, vídeos são 1200% mais compartilhados do que imagens e conteúdos com textos. A explicação é simples: quando as pessoas gostam de um vídeo, elas raramente hesitam em compartilhá-lo.

Aumenta as chances de venda

Todos os benefícios anteriores resultam em um objetivo almejado por todas as empresas: aumentar as vendas. Em comparação com outros tipos de conteúdos, o poder de persuasão do vídeo é capaz de gerar, significativamente, um maior volume de vendas para sua empresa. Para comprovar isso, uma pesquisa realizada pela Invodo mostra que 52% dos consumidores se sentem mais confiantes a realizar uma compra de determinado produto após assistir um vídeo sobre ele. Além disso, 90% dos consumidores afirmam que vídeos influenciam na decisão final de compra.

Que tipo de vídeo produzir?

O vídeo marketing pode ser feito com diversos tipos de vídeo. Vamos conferir alguns tipos de vídeos que você pode colocar em prática!

Demonstrações

Esse é um dos principais tipos de vídeo que agregam valor ao seu negócio. Mostrar como funciona seu produto ou serviço de maneira prática é excelente para que o usuário possa comprovar a efetividade do que está sendo ofertado e entender como aquilo pode ser útil para solucionar alguma necessidade ou problema. Um vídeo explicativo, com certeza, chama muito mais atenção do que um manual de instruções. Se você tem uma loja de móveis, por exemplo, vale a pena demonstrar como funciona um sofá-cama, explorando no vídeo, a maneira como o sofá se transforma em cama e vice-versa.

Eventos ao vivo

Participar de eventos relacionados ao segmento de atuação de sua empresa e transmiti-los aos clientes por meio de transmissões ao vivo é uma maneira de engajar e estreitar o relacionamento com seu público-alvo. Ao compartilhar a transmissão ao vivo de palestras, convenções e outros eventos você mostra que está se mantendo atualizado sobre seu mercado de atuação e leva ao público um maior conhecimento sobre o segmento de seu negócio, mantendo-os atualizados sobre as novidades e tendências do mercado.

Dicas

Uma ótima maneira de atrair novos visitantes para sua página ou site é disponibilizar vídeos rápidos com dicas relacionadas ao seu produto ou serviço. Esse tipo de vídeo gera conhecimento aos usuários, fazendo com que eles confiem mais em seu negócio, pois você está gerando conteúdo relevante para ele, aumentando o reconhecimento e credibilidade de sua marca.

Tutoriais

Tutoriais ou “how to” são outra forma de produzir conteúdo relevante para os usuários através do vídeo marketing. Esse tipo de vídeo geralmente aborda temas mais técnicos e, por isso, as chances de conquistarem mais usuários é bem maior, já que é preferível ver um vídeo explicativo do que apenas ler um texto com instruções, por exemplo.

Depoimentos

Vídeos com depoimentos de clientes satisfeitos com seus produtos ou serviços ajudam a aumentar a relevância de sua empresa no mercado. Com outro cliente contando sua experiência positiva com sua marca, os usuários se sentem mais seguros e confiantes em fechar um negócio com sua empresa.

 

Apostar no vídeo marketing é a chance que sua empresa tem de levar conteúdo relevante e informativo para seu público, além de transmitir valores e encantar os clientes. Contudo, para que você possa produzir vídeos realmente atrativos e relevantes é preciso ficar atento à qualidade da imagem e do áudio, à iluminação do local, ao foco da câmera, etc. Não dá para gravar um vídeo em qualquer lugar sem elementos que garantem qualidade à mídia, não é mesmo? Para que os resultados sejam os melhores possíveis, contar com uma agência especializada é de fundamental importância para o sucesso de seu negócio.

A WEBi se mantém sempre atualizada sobre as tendências do marketing digital e se preparou para oferecer o módulo de vídeo marketing para seu negócio. Quer saber mais? Entre em contato conosco e conheça melhor nosso serviço.

Gostou do conteúdo? Compartilhe em suas redes sociais. E para se manter por dentro de nossas dicas, novidades e conteúdos exclusivos não deixe de nos seguir no Facebook, Instagram e LinkedIn.