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Como medir o retorno em campanhas de marketing digital

Bem, existe algo que é praticamente uma regra do mundo dos negócios. Todos nós temos uma sede incrível de sabermos o retorno de todo o esforço que estamos fazendo. Por exemplo, se somos escritores, gostamos de saber se as pessoas que leem nossos textos estão apreciando o que foi escrito. Se somos empresários, queremos saber se os nossos negócios e investimentos estão dando o retorno esperado e lucrativo. A partir disso se originou a sigla ROI, que significa return on investment. Em bom português, o retorno do investimento, ou melhor, o quanto você está lucrando de acordo com o que investiu. Está ganhando mais do que foi gasto ou apenas levando menos do que o dinheiro aplicado?

E baseando-se nisso que milhares de empresas ao redor do mundo vão levando os seus negócios, tendo a filosofia do ROI, sendo carregada debaixo do braço. Tudo isso é muito importante e faz parte dos planos de qualquer empresa que se preze e queira fazer parte do cenário do futuro no mercado. Porém, você sabe como medir o ROI de suas campanhas de marketing digital?

 

MARKETING DIGITAL E SEU LUCRO

Isso porque uma empresa hoje em dia que não se propõe a ter uma campanha de marketing digital estará deslocada. O marketing digital é a sua porta de entrada para a mente e o coração das pessoas ao redor do mundo. Todas as pessoas terão acesso ao seu conteúdo, às suas propagandas. A internet levou a publicidade a outro nível, algo que nem superpotências conseguiram fazer.

E como isto é algo que dá muito certo, as pessoas usam e abusam das técnicas de marketing digital. Estão sempre aplicando e criando novas campanhas. Mas, para isso dar certo mesmo, é sempre bom estar verificando o seu investimento. Ou melhor, medindo o seu ROI. E aí, voltamos a essa pergunta chave. Você sabe medir o ROI de suas campanhas de marketing digital?

 

MEDINDO O ROI

Primeiro, existem vários métodos e fórmulas. Porém, a forma mais clássica e eficiente é dividir o lucro pelo investimento. É simples, só pegar a quantidade de lucro que você teve e dividir pelo investimento realizado no AdWords, por exemplo. Mas, fuçando pela internet você descobre uma grande quantidade de variações de fórmulas e até pode achar uma que traz para você uma grande elucidação sobre o processo de marketing digital.

Esta, por exemplo, propõe a seguinte fórmula:

blog-webi-roi-marketing-digital-formula1

Primeiro vamos entender cada membro dessa fórmula. O C é o número de conversões no período, sendo uma conversão por clique; o F é o número de conversões feitas off-line, ou seja, por telefone, para cada conversão feita online; o T é o número de transações médias que o usuário fez após a primeira vez num período de 2 anos; O V é o número de vendas efetivas divididas pelo número de transações médias; o MC é a margem de contribuição por transação; e o AW é o custo total que você teve com o AdWords.

Para fazer essa fórmula, você irá precisar calcular o MC, que é feito da seguinte forma:

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Aqui o TM representará o ticket médio; o CV é o custo variável por transação; e o DV é a despesa variável por transação.

Esta fórmula genial que abrange vários pontos do marketing digital traz para nós uma grande capacidade de medir com mais exatidão o ROI das campanhas de marketing digital. Ela foi tirada de um fórum no site do Google através de um comentário de um engenheiro com o nome Gravity. Só podemos agradecê-lo por essa contribuição.

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