WEBi Desde 1998

Instagram passa a permitir pedido de verificação de contas

Com mais de 1 bilhão de usuários, o Instagram vem lançando novas tendências e funcionalidades nos últimos tempos. A mais nova delas é a possibilidade que qualquer usuário tem de solicitar o pedido de verificação de conta.

Antes dessa nova funcionalidade, os perfis com selo de verificação passavam por um processo de análise dentro da própria rede social, ou seja, o Instagram verificava uma conta “quando quisesse”.

A escolha era feita com base em autenticidade, alcance, originalidade e relevância. Os critérios de seleção continuam os mesmos, a diferença é que, agora, é possível solicitar o selo azul, ao invés de esperar a plataforma verificar sua conta.

 

Como funciona?

Para solicitar o selo de verificação, basta acessar “Configurações” e clicar em “Solicitar verificação”. Em seguida, o Instagram irá pedir informações sobre sua conta, nome do usuário ou marca e um documento de identificação com foto.

Mas esse processo ainda não garante que sua conta seja verificada. A rede social não quer oferecer o benefício do selo azul a qualquer usuário. Por isso, o pedido de verificação será analisado pela plataforma e algum tempo depois você será notificado sobre a aprovação ou rejeição.

 

Quais os benefícios?

O grande objetivo do Instagram com essa nova opção é evitar fake news, contas falsas e roubo de contas. Para empresas, garantir a autenticidade da conta ajuda a marca a passar mais credibilidade e relevância aos consumidores.

Segundo o cofundador do Instagram, Mike Krieger, essa nova funcionalidade irá ajudar a manter pessoas com más intenções fora da plataforma, o que para ele é extremamente importante.  

 

Ainda é cedo para falar se essa nova opção irá funcionar com eficácia. Se os critérios de seleção continuarem rigorosos, o selo azul poderá causar um grande impacto em perfis empresariais e ajudar novas empresas a conquistarem uma presença sólida na rede social.

E você, o que achou dessa novidade?