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Personas: por que elas são importantes para sua estratégia?

Você produz conteúdo de qualidade, posta nas redes sociais com frequência e mesmo assim não vê resultados satisfatórios? O problema pode estar na ausência de planejamento estratégico para saber quem são suas personas. Definir quem você deseja atingir e saber as dores, objetivos e como aquela pessoa pode se beneficiar de seu produto ou serviço é uma estratégia extremamente importante para que você possa obter sucesso com suas ações de marketing digital.


Se você não tem uma ou mais personas definidas para seu negócio, você corre o risco de estar produzindo conteúdo irrelevante e utilizando uma linguagem que não é adequada ao seu tipo de cliente ideal. E, por isso, os resultados podem não estar sendo como você esperava.

Mas, não se preocupe. Neste texto, vamos esclarecer a importância das personas para sua empresa.

Afinal, o que são personas?

De forma simples e objetiva, o conceito de persona pode ser definido como a representação semi-fictícia de seu cliente ideal. A construção da persona é feita com base em dados reais obtidos através de pesquisas que demonstram comportamentos, características, desafios e tantos outros elementos de seu público para chegar a um consenso de como seria a pessoa que representa o consumidor ideal de sua empresa.

Ou seja, utiliza-se dados reais para traçar características de uma pessoa que represente seu cliente ideal. Isso é feito de maneira humanizada e personalizada, criando uma espécie de história para aquela pessoa, com nome, profissão, objetivos, motivações, desafios, etc.

Qual a diferença entre personas e público-alvo?

Ainda é comum confundir personas com público-alvo e, apesar de terem ligação, estes termos não representam a mesma coisa. Enquanto a persona representa o cliente ideal, de forma humanizada e personalizada, como citado acima, o público-alvo é uma definição geral de quem são os clientes de sua empresa, levando em conta aspectos genéricos, sobretudo, informações socioeconômicas e demográficas.

Para ficar mais claro, vamos dar um exemplo de público-alvo e persona de uma empresa que fabrica e comercializa equipamentos de parques infantis no Sul do Brasil. Nesse caso, veja como ficaria o público-alvo e um exemplo de persona da empresa.

Público-alvo: síndicos, arquitetos e administradores de condomínios nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e no Paraná.

Persona: Daniel Vargas, 25 anos, solteiro, sem filhos e síndico do condomínio onde mora. Trabalha como funcionário público e a pouco tempo se tornou síndico de um condomínio com 3 blocos. Gosta de cuidar do seu patrimônio e faz de tudo para que o condomínio sempre receba melhorias para que os imóveis valorizem. Está sempre de olho no que possa agregar valor ao condomínio e melhorar a qualidade de vida de seus vizinhos.

Qual a importância das personas?

Se você tem um público-alvo definido, podemos dizer que está no caminho certo, mas ainda não chegou ao final da jornada. O público-alvo é importante, mas somente com a definição das personas é possível afunilar esse público e conhecer a fundo seu consumidor ideal. E, ao saber quem é ele, fica muito mais fácil obter sucesso nas suas estratégias.

Conheça a importância e os benefícios de definir as personas de sua empresa.

Comunicação acertada

Quando você define quem é seu cliente ideal, é possível saber qual é o tom e a linguagem adequados às suas personas. Dessa forma, fazer uma comunicação acertada fica muito mais prático, permitindo que você atinja as pessoas certas.

Conteúdo relevante

Além de ficar mais fácil saber qual é a linguagem mais adequada para seu negócio, a definição de personas te ajuda a saber quais são os melhores tipos de conteúdo a serem produzidos, pois sabendo quem é seu cliente ideal fica mais fácil saber se ele utiliza mais o e-mail, redes sociais ou costuma acessar blogs e outros tipos de conteúdo.

Palavras-chave corretas

Conhecer suas personas permite que você saiba quais são os principais interesses dela e, assim, fica mais fácil definir quais são as melhores palavras-chave para utilizar em seus conteúdos. E o uso das palavras-chave corretas faz toda a diferença nos resultados de seu negócio.

Como definir as personas?

Por mais que você possa imaginar quem é seu público-alvo sem realizar nenhuma pesquisa, a definição de personas nem sempre é uma tarefa simples. Para saber quem são elas, é preciso realizar pesquisas, análises e buscar informações e características comuns de seu público-alvo para chegar a um exemplo de comprador ideal.

Fazer um roteiro com as perguntas certas relacionadas a trabalho, empresa, desafios, dores, objetivos, hábitos de consumo e informações pessoais, por exemplo, é primordial para que você fazer uma análise acertada de quem são suas personas.

Aliás, a análise faz toda a diferença no resultado final. É através dela que você irá encontrar características comuns entre as respostas da pesquisa e, assim, chegar a um consenso de quem representa seu cliente ideal. A partir das respostas obtidas, você irá reunir as informações e criar o perfil de uma pessoa, com nome, idade, profissão e outras características que julgar importante.

 

A definição de personas é uma tarefa essencial para garantir a eficácia de uma estratégia de marketing digital. Afinal, saber quem é seu cliente é um dos passos iniciais para que você elaborar um plano estratégico a fim de alcançar os melhores resultados.   

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