Por que sua otimização de sites não está trazendo resultados?

Com quase 90% dos brasileiros pesquisando na internet sobre um determinado produto, serviço ou marca antes de fechar negócio, a visibilidade no meio digital se tornou imprescindível para o sucesso das empresas. Para garantir uma boa presença online, a otimização de sites é uma das estratégias mais eficientes para que seu negócio seja bem rankeado nos resultados do Google.

A máxima “ser visto é ser lembrado” nunca fez tanto sentido. Claro que todas as empresas querem ocupar as primeiras posições nos resultados de pesquisa, mas para isso é preciso muito planejamento e investimento nas estratégias certas. E mesmo com seus esforços para aparecer nas primeiras posições do Google, você não sabe por que a otimização de seu site não está trazendo resultados? Calma, nós vamos te ajudar.

O que estou fazendo de errado?

O processo de otimização de sites envolve técnicas de SEO (Search Engine Optimization) que visam trabalhar estratégias para que seu site seja visto como relevante, de qualidade e atrativo para que o Google possa rankeá-lo e deixá-lo em uma boa posição.
Esse processo nem sempre é fácil e muitas empresas acabam cometendo erros que comprometem a eficácia do SEO. Conheça os erros mais comuns e saiba como evitá-los!

Otimizar o site somente uma vez

O primeiro erro que muitas marcas cometem ao realizar a otimização de sites é utilizar as técnicas de SEO apenas uma vez, achando que os resultados serão constantes. Erro grave! O trabalho de SEO deve ser contínuo, pois as tendências de buscas e as necessidades dos usuários estão sempre mudando.
Fazer SEO envolve muita análise e observação dos resultados para que você possa otimizar cada vez mais a sua página. Colocou a estratégia em prática? Ótimo, mas passado alguns dias ou semanas veja quais foram os resultados obtidos, a quantidade de acessos, as palavras-chave que mais trouxeram visitantes ao seu site, etc. Esses dados são mensuráveis e de extrema importância para que sua otimização seja eficiente.

Utilizar palavras-chave sem conformidade com o público-alvo

A melhor maneira de realizar a otimização de sites é utilizar as palavras-chave corretas. Você fez pesquisas e estudos para saber quais são as palavras-chave com maiores tendências de busca pelo público-alvo de sua empresa? Se não, você está cometendo um erro gravíssimo que pode prejudicar a posição de seu site nos resultados do Google.
Para a otimização de sites, é fundamental que você utilize ferramentas que te ajudem a saber quais são as melhores palavras-chave para seu negócio. O Google Analytics e o Google Keyword Tool são ótimos aliados nesse momento. Lembre-se de que você nunca deve escolher as palavras-chave com base em “achismos”.

Fazer conteúdo pobre ou duplicado

O conteúdo é uma das métricas mais utilizadas pelo Google para o rankeamento de sites. Marcas que não priorizam o conteúdo acabam tendo seu rankeamento prejudicado por uma questão simples de resolver. Além de conteúdo pobre, utilizar conteúdo duplicado, ou seja, não original, faz com que seu site seja punido pelo Google, diminuindo as chances de conseguir uma boa posição nos resultados de busca.
Por outro lado, produzir conteúdos ricos e relevantes faz com que seu site seja bem visto pelo Google, aumentando as chances de seu site ser bem rankeado. Nem precisamos falar que você precisa produzir conteúdo original, certo?

Não utilizar tags

É comum que muitos sites esqueçam de usar tags nas páginas de seu site. E se você não sabe, para uma melhor otimização de sites, a utilização de tags ajuda, e muito, sua marca a ter um rankeamento melhor.
As tags são úteis para dar mais destaque a um determinado texto ou palavra-chave, sendo assim, costuma-se utilizar tags de H1 a H6. Evite usar tags conflitantes, pois o Google pode penalizar seu site.

Não possuir URLs amigáveis

Em se tratando de otimização de sites, esse é um erro muito comum, sobretudo em sites de e-commerce. A URL é uma dos primeiros itens que o Google analisa em seu site. Por isso, ela deve conter pelo menos uma palavra-chave e nomenclatura correta, sem símbolos e pontuação.
No caso de blogs hospedados, principalmente, no WordPress, a URL também deve ser amigável. Se o título do texto for muito grande, provavelmente a URL também será. O recomendado é que você coloque apenas a ideia central do texto na URL para que o Google não tenha dificuldade em saber do que se trata seu texto.

Não colocar links internos e externos

Esse também é um erro muito comum quando falamos de otimização de sites. A ausência de linkagem interna e externa pode comprometer o posicionamento de seu site nos resultados de busca e deixar sua marca mal rankeada.
Isso porque o Google considera, e muito, sites que fazem uso de uma técnica chamada link building, ou seja, a utilização de links que complementam alguma informação da página atual e levam o leitor a outra página, dentro ou fora do site em questão.

Não contar com uma agência especializada

Você pode até pesquisar, fazer leituras e buscar conhecimento, mas somente uma agência de marketing digital, com profissionais especializados, é capaz de entregar os melhores resultados para sua otimização de sites.
Fazer SEO envolve muito conhecimento específico e somado a isso, os algoritmos do Google estão em constante mudança. Por isso, apenas quem tem profundo entendimento das técnicas de SEO pode otimizar seu site para que ele apareça e continue aparecendo nas primeiras posições do Google.
 
A otimização de sites é a melhor maneira para seu negócio ter visibilidade no meio digital e atrair cada vez mais consumidores para sua marca. E, como vimos, contar com uma agência especializada faz toda a diferença para o sucesso de seu site.
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