7 dicas para converter visitantes em leads

Recentemente, divulgamos neste blog um post dando dicas sobre o que fazer para atrair mais visitantes para seu site. Evidentemente, gerar tráfego é essencial para obter conversões, mas para que resultados efetivos ocorram é preciso dar o próximo passo. Para isso, vamos indicar no post de hoje 7 dicas para converter visitantes em leads, ou seja, em potenciais clientes da sua marca, produtos ou serviços.
SITE RÁPIDO
Poucas coisas incomodam tanto um visitante quanto sites lentos, que demoram para carregar. Sem uma boa hospedagem, que dê agilidade a esse processo de abertura das páginas e acelere as reações a cada clique, a taxa de rejeição sobe e suas chances de converter despencam. Outra dica importante aqui é atentar para que excessos com imagens e vídeos não deixem o site ‘pesado’ e comprometam a navegabilidade.
DESIGN
Como elemento de atração, o design do seu site precisa impressionar a cada página. Contudo, não confunda atração com firulas desnecessárias. É preciso balancear o layout para que ele seja atraente e fácil de usar, como todas as informações expostas de forma lógica e clara.
RESPONSIVO
É necessário ter em mente que hoje a maioria dos acessos à internet já tem origem em dispositivos móveis, como smartphones e tablets. Desta forma, é preciso que seu site atenda a esta realidade e tenha uma estrutura que se adeque automaticamente para aos diversos formatos de tela utilizados, melhorando a experiência do usuário.
CONTEÚDO
Um conteúdo claro e atualizado é outro ponto-chave na missão de converter visitantes em leads. Para cada página, um conteúdo devidamente pensado, tendo em vistas sempre explicar de forma objetiva o que está sendo ali apresentado, além de fazer uso das palavras-chave mais relevantes. No blog o ideal é ter material novo regularmente para não passar a impressão de abandono, além de seguir gerando relevância para o Google.
PROVA SOCIAL
Um ótimo minimizador de objeções é a prova social. Mostre quem são os clientes que você atende ou já atendeu e dê espaço para que eles manifestem algum tipo de testemunho positivo sobre seu negócio. A propaganda mais efetiva é sempre aquela trocada diretamente entre clientes e potenciais clientes.
BENEFÍCIOS
Com a concorrência cada vez mais forte em todos os segmentos é preciso encontrar formas de se diferenciar e tornar sua proposta mais atraente que a do seu concorrente. Uma boa forma de fazer isso é estabelecer o chamado gatilho da reciprocidade. O cliente precisa ver, de forma clara, que terá vantagens escolhendo seu produto ou serviço. Para isso, programas de fidelidade, descontos em futuras compras, frete grátis, entre outras possibilidade, funcionam muito bem.
RELACIONAMENTO
Lead nutrido tem muito mais chance de converter do que visitantes que entram uma vez em seu site, interagem de alguma forma e depois não recebem mais nenhum tipo de informação. Se você detecta um cliente em potencial que manifestou, de alguma forma, interesse em algo que você oferece, mantenha-o atualizado sobre esse produto ou serviço, informe novidades, promoções, ofereça opções relacionadas. Quando o visitante percebe a preocupação da empresa em informá-lo – mais do que ficar empurrando e tentando vender algo a qualquer custo – ele ganha confiança e acaba tendo muito mais inclinação à conversão.
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