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6 tendências de marketing de conteúdo para 2019

O marketing de conteúdo está aí, em todos os lugares, em todos os momentos, a todo instante. Até em nossos sonhos? Sim, até lá. As informações subliminares nos bombardeiam diariamente mesmo que não queiramos. É psicologia, é marketing… e acabamos sonhando com muitas delas.

Já que não temos como escapar – bem ou mal – por que não somos inteligentes e usamos tais informações ao nosso favor? As grandes corporações já praticam isso faz tempo. Deixaremos a nossa empresa paralisada vendo a “banda” passar? É claro que não, né?!

E é por meio de todas essas técnicas do marketing que o conteúdo se faz relevante. As empresas que buscam diferencial e vantagem competitiva sobre seus concorrentes se conectam ao target por meio de conteúdos relevantes, atrativos, de qualidade e [why not?] afetivos.

Como falado em artigo anterior – Content Shock – o conteúdo que é produzido – hoje – está atingindo um nível de saturação tamanho que dentro em breve haverá mais conteúdo que capacidade de leitura. Ou seja, apenas material relevante e que atenda às necessidades do leitor será consumido.

Para que isso ocorra, fora todas as técnicas de SEO praticadas, precisamos posicionar o nosso negócio como “trend” em 2019 – atentos ao mercado e aos passos da concorrência.

 

Por que Marketing de Conteúdo?

 

*Essa pergunta é moleza!

Para que uma empresa garanta presença digital – marca / produto / serviço – será necessário que ela “paquere”, encante e “namore” o seu público-alvo. E esse “encanto” só acontecerá quando o seu conteúdo for bom o suficiente para engajar os seus consumidores.

Passo dado, precisamos entender também que o relacionamento só amadurece quando as duas partes sentem confiança, mantêm afinidade e são empáticas entre si. Uma grande dica que conecta empresas a clientes é gerar conteúdo útil, que traz benefícios à vida das pessoas e facilita o dia a dia de quem busca a informação.

Toque: você precisa participar ativamente dessa troca, estar atento às necessidades do cliente e dar feedbacks [em tempo real] úteis a ele.

Segundo toque: não foi porque o relacionamento entre vocês aconteceu que o conteúdo terá que parar. Pelo contrário, para mantê-lo fiel a sua marca  – até porque todos o disputarão e tentarão roubá-lo – você continuará gerando conteúdo, engajando, sendo relevante, importante… referência no segmento.

 

“Quando lembrarem do problema, você será a solução!”

 

A WEBi mostra para você as principais tendências em marketing de conteúdo para 2019. Quer saber quais são? Topa? Então chega “aí”!

Nota de rodapé: estamos falando de marketing digital, certo? Certo. Então, concluímos que o marketing de conteúdo é orientado para o meio digital, portanto, evolui constantemente. Segue – assim como tudo na vida – o ritmo acelerado das transformações tecnológicas que são percebidas claramente nas mídias sociais, smartphones e softwares de automação, dentre outros.

 

1- Pesquisa por voz

Existem dois fatores de fundamental importância (não entraremos no mérito de cada) para entendermos essa tendência: a) as pessoas estão escrevendo cada vez menos. b) o Google está investindo na plataforma – apresentando como justificativa o item (a). A empresa tem trabalhado na interface de pesquisa por voz com o objetivo de tornar a experiência de busca mais prática e veloz.

Caso possível, invista em dispositivos que operem com esta tecnologia. Se as pessoas estão impossibilitadas de digitar, a pesquisa por voz será um grande diferencial para aumentar as taxas de retenção do usuário.

 

2- Live Streaming

O “boom” das lives chegou ao Facebook entre 2015/2016 e observa-se uma forte tendência para os próximos anos. A live dá ao espectador uma sensação de exclusividade, proximidade e pertencimento. É no sofá da sua casa, na poltrona do ônibus ou na comodidade do seu escritório que esse consumidor de conteúdo percebe uma atmosfera intimista, transformando a live em uma experiência sem igual.

 

3- Automação de Conteúdo

Estamos nos acostumando – cada vez mais – com os “robozinhos” [chatbots] que nos respondem em chats de redes sociais, pop-ups de atendimento, etc. Eles não servem apenas para nos auxiliar ou orientar a percorrer determinado caminho, são interessantíssimos quando buscamos informações aprimoradas dos clientes a fim de utilizá-las em nossas estratégias de comunicação.

Minerando essas informações, conseguimos prever tendências de comportamento do público – assim, qualificamos e segmentamos o nosso conteúdo e construímos um funil de vendas mais ajustado às novas informações.

 

4- Topic Clusters

O termo é novo e complexo, porém de fácil entendimento. Topic clusters ou grupo de tópicos é um recurso que reúne termos de busca em grupos – clusters. Geralmente, quando fazemos buscas no Google, utilizamos palavras soltas, mas que possuem interconexão.

Agora, palavras alocadas em um mesmo grupo, com alta relevância entre si, ativarão os algoritmos do Google que, por sua vez, entregará o melhor resultado de busca ao usuário.

Quer a sua empresa em destaque na primeira página de busca do Google? Aprenda a usar o Topic Clusters.

 

5- Essa é hot! Influenciadores digitais

Já pensou em fazer propaganda sem cara de propaganda? Aquela coisa “empurrada”, invasiva?

YouTube, Facebook, Instagram, Twitter […] LinkedIn… sites, blogs e diversas outras mídias possuem formadores de opinião, muitos… são os influenciadores digitais. Mas existem também os pequenos e microinfluenciadores.

Já que essa galera influencia e forma opinião, por que não fazer uma parceria com ela? A forma de vender o seu produto/serviço ou até a sua marca será mais discreta, sutil e agradável. Todos que acompanham algum desses influenciadores são suscetíveis a dicas ou sugestões.

 

6- Conteúdo em vídeo, aposte nisso em 2019!

Hoje, uma das maiores preocupações de todas as empresas é a de se fazer relevante frente ao mercado saturado e à concorrência. Para que empresas ganhem destaque e notoriedade será fundamental aparecerem na “vitrine”… mostrar a cara! O seu cliente quer saber o que você (empresa) pensa, qual o seu propósito e quais são os seus valores. É claro, o seu produto/serviço faz parte disso!

É com a produção de vídeo que reunimos conteúdo de qualidade e relevante, conectando trilhas que sensibilizam pessoas a imagens que despertam desejos. O impacto da mensagem será subliminar e psicologicamente preciso, atraindo potenciais clientes para o seu negócio.

 

A WEBi como sempre, antenada às tendências do marketing digital e novas tecnologias, apresentou um breve panorama do que acontecerá no mundo do inbound marketing em 2019. Quer que a sua empresa faça parte dessa transformação digital? #vemprawebi e fale conosco!

 

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