Como aumentar a geração de leads utilizando o formulário do seu site?

Sabemos que aumentar a geração de leads por meio do seu site sem a utilização de formulários é uma tarefa um tanto quanto difícil, para não dizer: impossível. A tarefa se tornará bem mais fácil quando criarmos um formulário e o disponibilizarmos em uma landing page. É lá que o seu visitante receberá algum benefício do seu interesse.

Existem alguns fatores interessantes nesse processo, por exemplo: você se esforça, se esforça, mas sua taxa de conversão continua muito baixa. Ou então, você otimiza todos os CTAs, gera demanda (achando que é qualificada), porém, a conversão é baixíssima ou nula.

Uma curiosidade: sempre nos prendemos a pontos, critérios e detalhes mais complexos ou que demandam mais tempo, mas acabamos esquecendo ou ignorando o simples, o que está na nossa frente – na nossa cara. O óbvio, por muitas vezes, é desprezado – passamos batidos.

Esse é o momento de pensarmos [em voz alta]: “Sim, chegou a hora de construirmos um formulário que maximize a geração de leads e possibilite o maior número de conversões possível”.

É com esse objetivo, de aumentar a geração de leads utilizando formulários, que ajudaremos vocês com dicas incríveis! Vamos lá!

1 – Deixe sempre o seu formulário na parte de cima da rolagem do visitante

Intuitivamente, o usuário sempre tenderá a navegar pelos conteúdos situados na parte superior da rolagem da home. Essa área de navegação, na usabilidade, chamamos de above the fold, que significa: acima da “dobra”. Todo o conteúdo disponibilizado “acima da dobra” terá maior visibilidade e, com isso, um maior número de cliques.

Portanto, certifique-se! O seu formulário, necessariamente, deverá estar na parte de cima da rolagem do usuário.

2 – Desenvolva seu formulário para ATRAIR o cliente. Use e abuse do call-to-action!

Um formulário bem construído, que utiliza campos adequados aos perfis do cliente e do seu negócio, atrativo e que possua uma chamada irresistível no topo, será fundamental para qualificar e aumentar a geração de leads  do seu negócio.

Veja, no exemplo abaixo, como devemos inserir a chamada atrativa para impulsionar o preenchimento do formulário.

geração de leads

Caso queira estimular ainda mais o cliente ao preenchimento do formulário, podemos aplicar técnicas de vendas ou da psicologia do consumidor. Do tipo:

  • Receba grátis
  • Baixe agora!
  • Faça o download…
  • Baixe o seu Ebook

3 – Insira um número adequado de campos a preencher

Não acredite que o menor número de campos a serem preenchidos impactará diretamente na qualidade dos seus leads. Pode ser que não, dependendo das informações inseridas.

Observe, o número de campos deverá ser compatível com as informações necessárias que o seu negócio necessita para qualificar o lead e convertê-lo em venda.

Às vezes, um formulário com menos campos não fornecerá informações suficientes para que a sua equipe comercial transforme o lead em venda.

Por outro lado, o preenchimento de um número maior de campos poderá, apesar de não ser muito agradável para o cliente – pelo ponto de vista da usabilidade, ter maior efetividade no que diz respeito à qualidade do lead.

Os tamanhos dos formulários dependerão de alguns fatores. São eles:

  • O estágio da oferta no processo de compras;
  • Se o benefício for algo simples como, por exemplo, um infográfico, deveremos apresentar um formulário “enxuto”, menor;
  • Precisaremos observar o volume de leads que queremos gerar;
  • Caso tenhamos um alto número de leads, poderemos qualificá-los ainda mais por meio da inserção de novos campos no formulário.

4 – Existem alguns campos obrigatórios e outros não. Deixe claro ao visitante!

Para que os campos do formulário façam sentido entre si, às vezes, precisamos inserir alguns não obrigatórios, apenas para conexão e lógica. Existem os campos essenciais e os não obrigatórios. Defina-os!

Por vezes, os campos não obrigatórios poderão nos fornecer informações – que se bem tratadas – serão relevantes à geração  e qualificação do lead.

Para os campos importantes (nome, e-mail, cargo na empresa, área de atuação, etc.), coloque um asterisco ao lado informando a obrigatoriedade do preenchimento.

É necessário dar uma resposta imediata ao visitante após o preenchimento do formulário. Se o formulário promete um conteúdo exclusivo, libere o link ao término do preenchimento e envie uma cópia para o e-mail cadastrado. Assim, o visitante poderá utilizar o conteúdo na hora que preferir.

5 – Preste atenção! Quando houver campos previamente preenchidos, esconda-os!

Existem algumas plataformas de automação de marketing que, ao longo do percurso do visitante pelo site e preenchimento de formulários, escondem os campos já preenchidos por este de modo a qualificá-lo ainda mais.

Aumentar a geração de leads significa observar com atenção até mesmo os menores detalhes!

6 – Grande dica! Não utilize “ENVIAR” no botão de envio! Crie outro nome para a mesma função.

Ao utilizar apenas o botão [enviar] poderemos correr o grande risco de perder um negócio. O visitante não perceberá de imediato o benefício ofertado e poderá, quem sabe, cancelar o preenchimento e abandonar a página.

Desperte em seu potencial cliente a necessidade do envio. Mostre a ele o benefício que ganhará ao clicar no botão, fazendo chamadas do tipo:

  • Baixar Ebook
  • Receber contato de um consultor
  • Cupom de desconto
  • Receber material

Deixe bem claro, de maneira direta, objetiva e visível, que você não pretende enviar spam, e se compromete a não utilizar aquelas informações para outros fins. Apenas para as comunicações institucionais da sua empresa.

Será muito importante que o sistema envie um e-mail automático para a equipe responsável contendo todas as informações do lead gerado.

7 – Algumas DICAS comuns de usabilidade que atrapalham a conversão

  • Informações duplicadas e/ou redundantes
  • Campos que fazem o visitante “pensar” ou perder tempo
  • Não utilizar o call to action para promover o benefício oferecido
  • Inserir botão de confirmação de e-mail
  • Aplicar fontes pequenas em layout sem contraste

Para que você consiga obter os melhores resultados com estratégias de marketing, contar com uma agência especializada faz toda a diferença. A WEBi oferece serviços de marketing digital, sempre pensando no resultado de nossos clientes. Entre em contato com nossos heróis e saiba quais soluções temos para o seu negócio. #vemprawebi